segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A B C do Rotaractiano


Ano rotário: ano que se inicia em 1º de julho e termina em 30 de junho do ano subseqüente. É o tempo de gestão de um Conselho de Club ou do RI.

Arquivo Nacional: é um programa da OMIR-Brasil, que visa promover a divulgação dos projetos já realizados para os Clubs de todo o Brasil.


Caixa Distrital: todos os Clubs mandam uma contribuição por cada sócio do Club, ou por outro motivo qualquer, que é utilizada para cobrir os gastos do distrito.


Carteirinha de sócio: é a carteira de identificação de um sócio, que leva o nome do associado, o Club, a assinatura do secretário e outros campos padronizados.


CLARI: é a sigla para Conferência Latino-Americana de Rotaract e Interact Clubs.


Clube de Serviço: é um Clube que tem a função de promover eventos e projetos que beneficie a sociedade, principalmente os mais carentes.


Clube padrinho: é o Clube que deu incentivo, coordenou ajudou na fundação de outro Clube.


Clube patrocinador: é o Rotary Club que patrocina a fundação de um Rotaract Club. O Rotary patrocinador está sempre prestando auxílio às necessidades dos Rotaract Clubs.


Comissão: é um grupo de sócios que trabalham especificamente para um objetivo dentro do Club ou do distrito.


Companheiro: é o termo utilizado para dirigir-se a algum sócio do Club. Em todos os Clubs do mundo, os sócios se tratam como companheiros.


Companheiro Paul Harris: é uma pessoa que foi condecorada com um título Paul Harris.


CODIRC: é a sigla de Conferência Distrital de Rotaract Clubs.


CONARC: é a sigla de Conferência Nacional de Rotaract Clubs.


Conferência Distrital: reunião os sócios de todos os Clubs de alguns distritos, onde são conferidos os projetos e eventos realizados durante a gestão. Normalmente, acontece em junho ou julho. Nas conferências distritais do Rotary, normalmente o último dia é dedicado aos jovens do Interact e Rotaract, quando acontecem palestras e eventos relacionados aos jovens.Conselho Diretor: é o grupo de dirigentes de um Club, a maioria das decisões dos mesmos é tomada pelos mesmos.


Conselho Distrital: é o grupo de dirigentes que coordena um determinado distrito. Eles são eleitos por todos os Clubs e representarão o distrito perante o RI.


Dirigentes: é o grupo de pessoas que estão em determinados cargos dentro do Club e tem a função de dirigi-lo e coordená-lo da melhor forma possível.


Distintivo: é uma peça que serve para identificar o sócio ou um cargo dentro do Club ou do distrito. Ele é usado na lapela da camisa e reforça o companheirismo dos sócios.


Distrito: área geográfica que engloba cidades e Clubs, é uma divisão utilizada para melhor ser a atuação do RI sobre os Clubs. Cada distrito conta com um governador.

Estatutos: são diretrizes prescritas pelo RI para o Programa Rotaract.


Fundação Rotária: é um fundo de doações para o Rotary, com a finalidade de espalhar o bem em todo o mundo, através da caridade, da educação e de várias outras maneiras.Governador: é a pessoa eleita para coordenar todas as ações e todo o desenvolvimento dos Clubs de um distrito. Eles prestam contas ao RI de tudo o que ocorre em seu distrito. Uma pessoa nunca perde o título de governador, isto é, uma vez governador, ele será sempre tratado como governador.


Interact Club: é um Clube de serviços para jovens de 14 a 18 anos que tem como o objetivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.


INTEROTA: sigla para Encontro Internacional de Rotaract Clubs.
Lema rotário: é o lema ou pensamento adotado todo ano por um presidente de RI.


OMIR-Brasil: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract. No Brasil, foi criada em 1991 para aumentar o intercambio de informações entre os Rotaract Clubs.


Official Directory: é um CD lançado anualmente que trazem informações sobre todos os Clubs do mundo.


Paul Harris: fundador do RI – Rotary International.


Pólio Plus: Programa da Fundação Rotária que tem como objetivo erradicar a Poliomielite do mundo. Foi implantado em 1985, com a esperança de concluir seus trabalhos no ano de 2005.


Presidente de RI: é o cargo máximo do Rotary International que coordena todos os programas em nível mundial. Ele preside o Conselho mundial de RI.


Quota: é a quantia paga todo mês ou todo bimestre no Club. Este dinheiro vai para o caixa do Club e serve para cobrir gastos e realizar eventos e projetos.


RDR: Representante Distrital de Rotaract, é autoridade máxima no Rotaract de um distrito. É ele quem coordena todas as ações do distrito durante o período de um ano rotário.


Recuperação: é o termo utilizado para uma pessoa compensar uma falta à reunião do Club. Essa recuperação pode ser adquirida na reunião de outro Club ou em evento relacionado ao Rotary, Rotaract ou Interact. Um sócio pode recuperar no máximo 70% da presença, pois deve ir no mínimo a 30% da reunião de seu cube e ter freqüência total de 60% no mês.


Regimento Interno: diretrizes definidas pelo Rotaract Club para que se possa melhor organizar e dirigir o Club. O Regimento deve ser autorizado pelo Club Patrocinador.


REPRESE: reunião de Presidente e Secretários, que ocorre mensalmente para resolver as questões burocráticas do distrito.


Rotakids: Clube de serviços que agrupa crianças de até 14 anos, no intuito de fazer o bem através de ações simples, porém significativas junto com seus Rotary Clubs patrocinadores.


Rotaract: é um clube de serviços para jovens de 18 a 30 anos que tem como objetivo trabalhar pelo bem da comunidade e prestar serviços aos necessitados.Rotary Club: clube de serviços para pessoas acima de 30 anos ou profissionais liberais. Tem o objetivo de promover o bem para a comunidade.


Rotary International: Organização Internacional fundada em 1905 por Paul Harris. Seu objetivo é coordenador todos os Rotary Clubs do mundo.


RYLA: Rotary Youth Leadership Awards, programa de liderança para jovens, que é patrocinado por um Rotary Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário